26 de agosto de 2008

Sudoku

Confesso que estou totalmente maniaco-dependente deste jogo....Quanto mais difíceis, mais determinada estou em conseguir resolver....
No entanto também há histórias engraçadas: estava eu a viajar de avião de Abu Simbel para o Cairo (Egipto) e ao meu lado ia um Sr. árabe a ler um jornal. Eu tirei o meu livrito que me sempre acompanha de sudoku (versão master-nível de dificuldade 5....;-))) e começo tentar resolver o quebra-cabeça, entretanto o Sr. dobrou o jornal para tentar resolver o sudoku do jornal, eu reparo no pormenor e como o sudoku do jornal era mais fácil do que a do meu livro dirijo a minha atenção para aquele sudoku.....o senhor não estava a conseguir colocar nenhum número e eu decidi meter conversa e começar ajudar!!!!....Foi super simpático e depressa lhe expliquei o jogo e alguns truques. Resultado: ficou fã do jogo, ele falava português (viveu durante muito tempo no Brasil) visto que era tradutor de filmes e documentários de português para árabe....ensinou-me os números em árabe (imaginem as quadrículas preenchidas em árabe!!!!!) e ofereceu-me uma caneta por lhe ensinar o sudoku.... Senti-me uma verdadeira conciliadora da paz internacional.....É tão simples....o conflito no médio oriente resolve-se com uns quantos problemas de sudoku......

Sem comentários: