11 de março de 2010

D. Benilde

A D. Benilde foi a minha professora da primária e tenho por ela um carinho muito especial. A minha queda para a matemática na primária era um autêntico desastre. Tinha pesadelos com a tabuada, sofria com os enuciados dos problemas, e chorava com as contas de dividir. Um autêntico terror, digno de um filme em cartaz no FantasPorto. Quando a professora me mandava ir ao quadro para resolver uma conta de dividir, sentia que o mundo encolhia e todos os meus colegas riam-se de mim, pela minha burrice (sabem como as crianças são mazinhas???....pois e eu senti isso na pele). Num desses episódios em que eu degladiava-me com uma conta de dividir, uma colega ao pé de mim começou a gozar (está gravado a ferro na minha memória.....a parva!!!!) a D. Benilde que andava a socorrer outros (sim, eu não estava sozinha nesta cruzada contra a malévola matemática) apercebeu-se da humilhação que estava a sofrer e veio ao meu socorro (que serviu de exemplo para o resto da turma). Mostrou a fragilidade da minha colega (especialmente na leitura.....ehehehe....é que eu lia de carreirinha e ela aos solavancos, um autêntico carro na fila em hora de ponta) e que todos estamos ali para aprender, trá-lá-lá e por aí fora.....Mas este salvamento fez a D. Benilde a minha heroína.
Ontem ao passar numa rua os meus ouvidos reconheceram a voz e voltei atrás e interrompi a conversa para lhe dar dois beijinhos. Apresentei-me (além do meu nome tenho que dizer geograficamente a localidade.....) e ela lembrou-se de mim. Está velhinha e magrinha, mas continua com um espírito vivo. Acho que ficou contente.....
PS-Tive muitos professores, entre eles autênticas sumidades de conhecimento, mas a única que me recordo é a D. Benilde.....

Sem comentários: